O segmento de design de embalagens é, talvez, onde essa citação faça mais sentido, já que, em muitos casos, a embalagem é o único veículo de venda e comunicação de uma marca. Assim é fundamental ter uma identidade visual bem desenvolvida e, principalmente, comunicar com clareza.
Se você tem em mente iniciar um projeto de design de embalagem, é importante considerar alguns pontos cruciais para que o processo criativo alcance os melhores resultados.
- Defina com clareza a categoria do produto, pois existem diversos códigos visuais que representam o seu universo.
- Envolva toda a cadeia de produção, da área de marketing, desenvolvimento de produto, até o fornecedor das embalagens, no processo. Isso fará com que o projeto desenvolvido e o produto final a ser entregue estejam alinhados desde o princípio.
- Quando possível, priorize a sustentabilidade. Aposte em materiais recicláveis ou de menor impacto ambiental. É uma das características modernas mais notadas pelos consumidores.
- A transparência nos produtos é outra forte tendência. Quando a categoria permitir, mostre seu produto.
- Considere apostar na simplicidade quando a legislação obrigatória comprometer parte significativa do front label. Isto ajudará a priorizar informações comerciais mais importantes.
- Leve a sua marca para além da embalagem, agregando conteúdo digital com QRCodes, links para sites, redes sociais, jogos online, videos, realidade aumentada, etc.
Você pode ainda fazer muitas outras perguntas, considerando a categoria e o mercado do seu produto. O mais importante é proporcionar ao consumidor um primeiro impacto surpreendente e positivo, para que a sua relação com a marca comece bem e seja duradoura.
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